A Dieta da sopa implementada com o objectivo de perder peso. Conheça receitas da dieta da sopa, como a sopa de repolho.


quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Tomate, ingrediente da dieta da sopa

O tomate é o fruto da planta Lycopersicon Lycopersicum é um membro da família Solanaceae. O nome que foi dado a este legume nas várias línguas do mundo reflecte alguma da história e mistério que a envolve. Lycopersicon significa “pêssego lobo” em latim e remete para a antiga crença que, tal como o logo, este legume era perigoso. Em francês é chamado “pomme d’amour” que significa “maçã de amor”, uma vez que se acreditava ter propriedades afrodisíacas, e na Itália é chamada “pomodoro” que significa “maçã dourada”, devido ao facto das primeiras espécies que os italianos conheceram terem sido de cor amarela.
Independentemente do seu nome, o tomate é um alimento extremamente popular e muito versátil, podendo ser encontrado numa multiplicidade de formas, cores e tamanhos. Existem tomates cereja, tomates em cacho, tomates em forma de pêra, tomates amarelos, vermelhos, roxos, laranja e verdes, entre outros.
Apenas os frutos do tomateiro podem ser comidos, já que as folhas contêm alcalóides tóxicos que são prejudiciais ao organismo. Os tomates têm segmentos carnudos no seu interior preenchidos com sementes e rodeados por uma matriz aquosa.
Embora os tomates sejam frutos no sentido botânico do termo, não têm a mesma doçura das outras frutas. Ao invés, esta doçura é substituída no tomate por um ligeiro sabor amargo e ácido. Os tomates são preparados e cozinhados como outros legumes, e é por isso que são categorizados dessa forma.

Benefícios 

O licopeno é encontrado em maior quantidade nos tomates mais vermelhos. É uma substância antioxidante que quando absorvido pelo organismo ajuda a impedir e reparar os danos às células.